Image Map

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Maze Runner: Livro x Filme

Eu sei que faz um bom tempo que lançaram o filme de Maze Runner, mas mesmo assim eu quero fazer esse post, terminei de ler recentemente o último livro da série de Maze Runner, e eu adorei a série e estou ansiosa pelo filme, pois na minha opinião é uma forma diferente de imaginar o livro...Já ouvi boatos que James Dashner está escrevendo o 5º livro da série, mas não tem nada confirmado até agora. Nesse post eu vou comparar o filme e o livro e quero deixar claro que esse post contém spoilers, então...Vamos Começar!!!





Começo da história: O começo da história é relativamente igual, a "caixa" é praticamente como eu imaginava, porém eu achava que ela seria menor, mas são pequenos detalhes.

Memória: No livro Thomas chega sabendo o seu nome, mas no filme ele precisa bater a cabeça durante uma briga para lembrar.

Ordem Cronológica: Acho que as pessoas que leram o livro e depois assistiram o filme, perceberam isso. No livro a Teresa chega antes do Thomas entrar no labirinto e no filme o Thomas entra e a Teresa chega depois, não entendi o motivo dessa mudança, simplesmente achei desnecessária, porém não fez muita diferença.

Existência da Clareira: No filme Alby diz que está na clareira a 3 anos, já no livro ele diz que são apenas 2 anos.

Apelidos: Eu sei que isso pode parecer insignificante, mas para os fãs de Maze Runner faz toda a diferença, o fato de Teresa chamar Thomas de Tom e Newt chama-lo de Tommy não acontece no filme.

"CRUEL é bom": No livro Teresa escreveu essa frase no braço ao acordar do coma, no filme isso não acontece, eu acho que no livro esse acontecimento contribuiu muito para os outros livros e também foi mais um motivo para desconfiarem dela.

Telepatia: No livro Teresa e Thomas se comunicam telepaticamente, e eu achei que esse fato deixou os outros livros mais interessantes, (Spoiler 2° e 3° livro) pois quando Thomas se separa de Teresa ele se comunica com ela através da telepatia, e sempre fica aquela duvida se é ela mesmo, se está sendo manipulada, se ele está imaginando isso, então eu fiquei meio desapontada com o fato disso não acontecer no filme.


Céu Cinza: No livro o céu fica cinza depois de Teresa chegar, no filme isso não acontece e na minha opinião isso deveria ter aparecido no filme pois foi mais um motivo para desconfiarem de Teresa, pois dava a entender que tudo era culpa dela.

Vacina: No livro os clareanos criaram uma suposta "vacina" para a transformação, quando uma pessoa é picada por um verdugo e ela recebe a vacina, ela passa pela transformação mas sobrevive, já no filme essa suposta "vacina" só aparece, com a chegada de Teresa.

Ben: No livro Ben é picado, porém isso ficou relativamente confuso pois ele não era um corredor, o autor do livro disse que isso era para mostrar que as coisas estavam diferentes e um verdugo poderia entrar na clareira, porém no filme o diretor "simplificou" isso, colocando Ben como um corredor.

Buraco dos Verdugos: Eu fiquei um pouco "decepcionada" com o buraco dos verdugos, no livro era como um "buraco negro" onde eles acreditavam que os verdugos ficavam durante o dia, no filme eles mudam completamente essa teoria, eles pegam um "ferrão" de um verdugo morto e usam como um "GPS" para encontrar a saída, eles encontram uma "passarela" até um buraco que só se abre com o ferrão, como se fosse uma chave. Eu gostei mais da versão do livro, porém cada um tem sua opinião.

Verdugos: Eu imaginava os verdugos um pouco diferentes e achei que foi muito "fácil" mata-los, no livro eu tive a impressão de mais ação e dificuldade em relação a isso.

Thomas: No filme o Thomas não é picado, ele usa o ferrão que eles encontraram e injeta o "veneno" nele, para se lembrar do passado, no livro, tem um momento que ele deixa um verdugo pega-lo e pica-lo, pois ele quer se lembrar de quem ele é de verdade.

Mapas: No livro os corredores mapeiam o labirinto todo dia, para tentar encontrar um padrão ou um código para sair, o mais perto disso no filme é a maquete que o minho criou. No livro para escapar do labirinto eles pulam no "buraco dos verdugos" e digitam palavras que eles montaram com a ajuda dos desenhos do mapa e no filme eles digitam um código composto pela ordem das áreas dos labirintos, seguindo a ordem em que as áreas se abrem.

Caçarola: Na verdade só quem leu o livro sabe realmente quem é o caçarola, no filme ele não apareceu muito, e quase não citaram o nome dele, já no livro ele tem mais participação e importância.

Fuga: Quando os "rebeldes" aparecem para supostamente resgata-los, eles fogem de helicóptero, isso acontece no filme, enquanto no livro eles vão embora de ônibus. Essa mudança pode ter sido boa, pois fugindo de helicóptero, eles puderam ver um pouco melhor o mundos "pós-fulgor", apesar dos cranks não aparecerem.


Mortes: Duas mortes mudaram, a primeira foi a do Alby, pois no livro ele morre para salvar as pessoas que estão fugindo do labirinto e no filme ele morre antes da fuga. Outra morte que mudou foi a do Chuck, pois no livro ele morre com uma facada, após eles fugirem do labirinto e no filme ele morre com um tiro.

Espero que vocês tenham gostado do post, se esqueci de alguma mudança deixe nos comentários e escreva o que você achou sobre o filme e o livro.

0 Comments:

Postar um comentário